Trânsito

Trânsito

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Acidente de trânsito é a principal causa da morte de jovens, diz OMS



Jovens no trânsito
Os acidentes de trânsito são a causa mais comum de morte entre adolescentes e também no caso dos homens.
A cada ano morrem 1,2 milhão de adolescentes dentre 10 e 19 anos por causas evitáveis, e mais de dois terços das mortes acontecem nos países em desenvolvimento, especialmente no continente africano e no sudeste asiático, segundo um relatório publicado nesta terça-feira (16) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os acidentes de trânsito (115.302), infecções respiratórias (72.655), suicídios (67.149), doenças diarreicas (63.575) e afogamentos (57.125) foram as principais causas de morte entre os adolescentes em 2015, de acordo com a OMS.

Pelo menos 3 mil menores morreram por dia, ao longo do período analisado no relatório Acelerador da Ação Global a favor da Saúde dos Adolescentes: Guia para apoiar a implementação em cada país”.

Os dados divulgados pela OMS apresentam diferenças consideráveis entre os adolescentes por sexo e faixa etária. Os acidentes de trânsito são a causa mais comum de morte entre adolescentes e também no caso dos homens, enquanto que o principal motivo de mortalidade feminina são as infecções respiratórias pulmonares.

Pedestres, ciclistas ou motociclistas

Na maioria de ocasiões, os menores mortos nas estradas são usuários vulneráveis: pedestres, ciclistas ou motociclistas. Quase 88.590 em relação às vítimas do sexo feminino da mesma idade (26.712) morreram por ferimentos ocasionados por conta de acidentes na via pública.

Já muitas das infecções respiratórias, que causaram a morte de 36.637 mulheres e 36.018 homens adolescentes, são provocadas pela inalação de ar contaminado em suas próprias casas, onde ainda cozinham com combustíveis sujos.

O suicídio e autoflagelo constituem a segunda causa de mortes entre as garotas de todo o mundo (32.194) e a quinta entre os rapazes (34.650). Na Europa é a primeira entre os menores, diz o estudo, que não fornece número por regiões.

Além disso, os garotos adolescentes têm mais probabilidades de perder a vida em brigas e confrontos violentos (42.277) e afogamento (40.847), enquanto que as garotas falecem mais por causa de doenças diarreicas (32.194).

O estudo prova que – para as mulheres com idade entre 15 e 19 anos – a primeira causa de morte são as complicações no parto ou aborto, um problema que acaba com a vida de 28.886 das adolescentes a cada ano.

Em alguns países africanos, as doenças contagiosas – especialmente o HIV -, as infecções respiratórias, meningites e diarreia matam mais adolescentes do que os acidentes de trânsito.

De acordo com as conclusões do relatório, as mortes de adolescentes, em sua maioria, poderiam ser prevenidas com a melhoria dos sistemas de saúde e na educação pública, além de campanhas de conscientização.

O relatório descobriu que, em muitos casos, os adolescentes com transtornos mentais, viciados em drogas ou problemas de alimentação, não têm acesso à prevenção e tratamento, ou porque não existe ou por falta de conhecimento.

Planos de saúde

“Os adolescentes foram os grandes ausentes dos planos nacionais de saúde durante décadas”, disse, em um comunicado, a diretora-geral adjunta da OMS, Flavia Bustreo.

Para ela, investimentos relativamente modestos destinados a este grupo de população resultariam em uma geração de adultos mais saudáveis, pois é na adolescência que as pessoas desenvolvem comportamentos de risco que têm um impacto importante em seu futuro, como má alimentação, sedentarismo ou sexo inseguro.

“Melhorar o sistema de saúde que lida com os adolescentes é um primeiro passo para melhorar sua saúde. Os pais, parentes e comunidades também têm o potencial para influenciar de forma positiva no comportamento e na saúde do menor”, disse o diretor do departamento de infância da OMS, Anthony Costello.

O relatório divulgado hoje recomenda intervenções em todos os setores da sociedade. Desde promover programas de educação sexual integral nas escolas, limitar a idade máxima para consumo de álcool, tornar lei a utilização do cinto de segurança e capacete na via pública, redução da poluição no interior da residência, melhorar o acesso à água e incentivar a boa higiene pessoal.


Fonte: http://portaldotransito.com.br/noticias/acidente-de-transito-e-principal-causa-da-morte-de-jovens-diz-oms/

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Acidente interrompe trânsito na Zona Sul de Joinville



A colisão ocorreu na rua Monsenhor Gercino, bairro Itaum, trânsito está sendo desviado para outras vias

Um acidente interrompe o trânsito na manhã desta quarta-feira em Joinville. Segundo informações do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), o acidente ocorreu na rua Monsenhor Gercino, próximo à esquina com a rua dos Astronautas, bairro Itaum, zona Sul da cidade. O acidente ocorreu por volta das 7h30.


O tráfego — sentido bairro — está sendo desviado na rua Petrópolis. No sentido Centro, o fluxo é desviado para a rua dos Astronautas. Agentes do Detrans monitoram o tráfego no local.

A colisão frontal envolveu dois veículos. De acordo com os Bombeiros Voluntários, cincos pessoas estão sendo atendidas pela guarnição no local, porém a equipe ainda não repassou o nome e o estado de saúde das vítimas.


Fonte: http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2017/05/acidente-interrompe-transito-na-zona-sul-de-joinville-9794709.html

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Rejeitado projeto que isentava caminhoneiro da taxa de renovação da CNH

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou proposta que previa a isenção de taxas de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os caminhoneiros (PL 1433/15). O projeto tem caráter conclusivo e será arquivado, a não ser que haja recurso para ser decidido pelo Plenário da Câmara.
O relator do projeto, deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), apresentou parecer pela rejeição do texto. “Somadas às outras gratuidades concedidas em lei por assembleias estaduais, essa isenção aumenta o risco de precarização dos serviços por falta de recursos suficientes, o que pode resultar em aumento da taxa cobrada dos demais motoristas”, justificou o parlamentar.
A isenção, proposta pelo ex-deputado Marcelo Belinati, seria aplicada a qualquer condutor profissional que exerça atividade de motorista de caminhão e acrescentaria a previsão no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).
Antes da análise na Comissão de Finanças, o projeto também foi rejeitado na Comissão de Viação e Transportes.

Fonte: http://portaldotransito.com.br/noticias/transporte-de-carga/rejeitado-projeto-que-isentava-caminhoneiro-da-taxa-de-renovacao-da-cnh/

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Saiba como obter credencial para estacionar em vagas especiais

Idosos com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas que tenham deficiências que gerem dificuldade de locomoção, como física e de visão, têm direito à credencial para estacionamento em vagas especiais.
Para conseguir a licença de estacionamento nas vagas demarcadas como especiais é necessário que essas pessoas, ou os responsáveis e procuradores, obtenham o Cartão Nacional de Estacionamento para Pessoas com Deficiência (Cartão DeFis-DSV), que regulamenta o uso dessas vagas.
No Acre, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é o responsável pelo cadastramento para emissão da credencial. Nos município do interior o serviço pode ser realizado nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Já os moradores de Rio Branco devem realizar o credenciamento na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans).
O cartão tem validade em todo o território nacional e pode ser utilizado em qualquer veículo em que o portador de necessidades especiais esteja, seja ele condutor ou conduzido.
Vale lembrar que, ao estacionar na vaga especial, o motorista deve deixar o cartão sobre o painel de forma visível e com a frente voltada para cima.
A credencial só é válida para o tipo de estacionamento para o qual está relacionada, não podendo a vaga de idoso ser utilizada por cidadão que possui permissão para vaga de deficiente e vice-versa.
Estacionar em vagas especiais sem o cartão implica multa de natureza grave, podendo levar à remoção do veículo.
“A legislação prevê essa medida para garantir que as pessoas respeitem as vagas especiais, mas é necessário que cada pessoa tenha a consciência de que o direito a essas vagas vem de uma necessidade de mais conforto ao estacionar o veículo”, explica o diretor-geral do Detran, Pedro Longo.
A documentação necessária para solicitar o Cartão Nacional de Estacionamento para Pessoas com Deficiência está disponível no site do Detran.

Fonte: http://portaldotransito.com.br/noticias/saiba-como-obter-credencial-para-estacionar-em-vagas-especiais/

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Duplicação da BR-470 deve ser concluída só em 2021



Atraso nas obras afeta a mobilidade no Vale do Itajaí, atingindo o transporte de mercadorias e no aumento de acidentes na região

Numa projeção otimista, as obras de duplicação dos quatro lotes contratados pelo DNIT no Vale do Itajaí só estarão concluídas em 2021. Os lotes 3 e 4, localizados nos trechos mais congestionados e trágicos da rodovia, estão totalmente paralisados por falta de verbas federais e não há previsão de expedição das ordens de serviço. E os lotes 1 e 2 prosseguem em ritmo lento, também por motivos financeiros.

Estas informações foram transmitidas pelo superintendente do DNIT em Santa Catarina, engenheiro Vissilar Preto, durante encontro do Conselho das Federações Empresariais, no auditório da Fecomércio, em iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas).

O diretor de Parcerias do Ministério dos Transportes, Fábio de Freitas, apresentou um cenário pessimista sobre o orçamento para os próximos anos. Com transparência, mostrou a queda vertical de verbas do orçamento do ministério para construção e, sobretudo, manutenção de rodovias. A crise atinge dramaticamente o setor.

O presidente do Sindilojas, Emilio Schramm, fez um relato dramático sobre a situação pavorosa da BR-470, seja pelos custos de logística para transporte de mercadorias, seja pelos prejuízos incalculáveis da total falta de mobilidade no Vale do Itajaí e, principalmente, pelas calamidades causadas pelos acidentes. Somente em 2016 foram registrados 1.722 acidentes, com custos de R$ 125 milhões.

Na sexta-feira haverá nova reunião, com a presença dos senadores, deputados federais e estaduais, em nova mobilização para sensibilizar as autoridades sobre a antiga e trágica situação da BR-470.


Fonte: http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/noticia/2017/05/duplicacao-da-br-470-deve-ser-concluida-so-em-2021-9789912.html

Motorista é preso em flagrante por dirigir sob o efeito de drogas em Joinville


Condutor trafegava pela BR-101 e se envolveu em acidente no final da tarde desta terça-feira

Um grave acidente foi registrado na tarde desta terça-feira em Joinville. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista conduzia um caminhão sob o efeito de drogas. O incidente aconteceu no km 47 da BR-101. O homem foi preso em flagrante e encaminhado a Central de Polícia do município.
O caminhão seguia no sentido Norte da rodovia quando perdeu o controle e colidiu em outro veículo que capotou. Desgovernado, o caminhão atravessou as duas pistas da BR, parando apenas no canteiro da via.
Ainda de acordo com a PRF, o exame toxicológico foi realizado no motorista pelo Instituto Médico Legal (IML) para verificar o uso de substâncias ilícitas. A polícia acredita que o homem estava sob o efeito de anfetaminas – popularmente conhecida como rebite.

O resultado do exame deve ficar pronto nas próximas semanas. Apesar da gravidade do acidente, ninguém ficou ferido.

Fonte: http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/joinville/noticia/2017/05/motorista-e-preso-em-flagrante-por-dirigir-sob-o-efeito-de-drogas-em-joinville-9790428.html