Trânsito

Trânsito

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Funcionários dos Correios em SC mantêm greve nesta semana

Os funcionários dos Correios em Santa Catarina dão continuidade à paralisação das atividades nesta segunda-feira. A greve, que é nacional, começou na última quarta-feira. Segundo o sindicato catarinense, a proposta de acordo coletivo apresentada no final da semana não é voltada à federação local e, portanto, não será votada em assembleia. 
De acordo com José Maria Pego, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina  (Sintect SC), a semana começa com uma adesão maior à greve por parte dos funcionários no Estado. Ele acredita que cerca de 400 trabalhadores estejam paralisados, principalmente no Norte do Estado. 
— A greve continua e com mais adesões. Até então, estava um pouco esvaziada, mas hoje muitas pessoas cruzaram os braços. Todas as unidades estão abertas, mas com atendimento deficitário — explica. 
Pego explica que a proposta de acordo coletivo de trabalho, que mantem o ACT 2016/2017 com reajuste de 3% nos salários e benefícios a partir de janeiro do ano que vem, foi apresentada à Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect). A Findect, no entanto, representa, principalmente, a base de funcionários do Rio de Janeiro e de São Paulo. No Estado catarinense, a representação fica a cargo da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentec), que une 31 sindicatos em todo o país. 
— Nós temos duas federações e a proposta foi apresentada somente para uma delas. Por isso, nós não vamos votar na terça-feira à noite, como eles vão fazer e devem rejeitar, e continuamos com a greve. Até o momento não houve diálogo com os patrões — reitera o dirigente sindical em Santa Catarina.
A nota mais recente enviada pelos Correios em Santa Catarina é de sexta-feira. No comunicado, a empresa dizia que "95,77% do efetivo está presente e trabalhando – o que corresponde a 3.740 empregados". A estatal também informou continuar as negociações com Findetc e Fintect, mesmo essa última federação "ter decidido iniciar a paralisação nas bases de seus sindicatos filiados antes de esgotado o diálogo sobre as cláusulas previstas no acordo", afirmam. 
"A atitude da Fentect coloca em risco não apenas a qualidade dos serviços prestados aos clientes e à população brasileira, mas compromete a sustentabilidade dos Correios e prejudica todo o esforço realizado durante este ano para reverter a situação financeira da empresa", finalizam.

Fonte: http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2017/09/funcionarios-dos-correios-em-sc-mantem-greve-nesta-semana-9913175.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário