Trânsito

Trânsito

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

CNH digital em todo Brasil é adiada para 1º de julho

O Ministério das Cidades e o Denatran anunciaram um novo prazo que todos os estados sejam obrigados a oferecer a CNH digital: 1º de julho.

O prazo acabaria no dia 1º de fevereiro, mas nem todos os Detrans estavam preparados ou já emitindo a CNH-e. A decisão veio através da Deliberação 167/18 que revogou a Res. 684/17 do Contran.
De acordo com o Denatran, o novo prazo de 1º de julho de 2018 não será novamente prorrogado.
Como fica agora?
Apesar das mudanças, seguirá sendo obrigatório dirigir portando a CNH, seja ela impressa ou no aplicativo online. Para se certificar de que aquele documento virtual é válido, policiais e agentes de trânsito utilizarão um sistema de assinatura com certificado digital ou de leitora de QR-CODE.
A Resolução diz ainda que as imagens utilizadas para a produção da CNH, em meio físico e digital, serão aquelas constantes na Base Central do RENACH.
Veja o passo a passo de como obter a CNH
  • Certifique-se a CNH-e já está valendo em seu estado
  • Verifique se sua CNH de papel foi emitida a partir de maio de 2017 e se possui QR Code, ele se localiza na parte interna do documento.
  • Baixe o aplicativo da CNH Digital nas Lojas iTunes (iOS) e Play Store (Android).
  • Faça o cadastro no Portal de Serviços do DENATRAN.
  • Vá ao DETRAN de emissão da sua CNH de papel para garantir presencialmente seus dados cadastrais. Isso é necessário para que eles tenham certeza de que o usuário é mesmo você. Afinal, a CNH é um documento que tem fé pública. Se, por algum motivo, já possuir certificado digital, não é necessário ir ao DETRAN.
  • Com o acesso ao Portal de Serviços do Denatran e os dados confirmados pelo DETRAN, é possível solicitar um código de ativação para a CNH Digital, que será envidado por e-mail.
  • Entre no aplicativo, use a senha de acesso do portal, e digite o código de ativação.
  • Um último passo: o aplicativo vai pedir para você criar uma senha mais simples, de quatro números, tipo a de banco, que o usuário digita toda vez que for acessar a carteira. Isso foi criado para facilitar o acesso, já que a senha do portal é mais comprida e complicada, com letras e números.
Estados que já aderiram à CNH Digital
O estado de Goiás foi o primeiro a emitir a CNH digital. Veja a lista completa:
AC          Acre
AL           Alagoas
CE           Ceará
DF          Distrito Federal
ES           Espírito Santo
GO         Goiás
MA        Maranhão
MG        Minas Gerais
MS         Mato Grosso do Sul
MT         Mato Grosso
PA          Pará
PE           Pernambuco
PI            Piauí
PR          Paraná
RO          Rondônia
RS           Rio Grande do Sul
SC           Santa Catarina
SE           Sergipe
TO          Tocantins
Fonte: http://portaldotransito.com.br/noticias/detrans-pedem-mais-tempo-e-cnh-digital-em-todo-brasil-e-adiada-para-1o-de-julho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário