Trânsito

Trânsito

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Cade reúne provas de suposto cartel de combustíveis em Joinville


Processo instaurado no fim do ano passado envolve 79 pessoas, empresas e distribuidoras que atuam na cidade

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em Brasília, que instaurou um processo administrativo no fim do ano passado para apurar suposta prática de cartel no mercado de distribuição e revenda de combustíveis em Joinville, deve concluir nas próximas semanas a produção das provas.

Dezenas de pessoas, representantes de pelo menos 40 postos de combustíveis e de três distribuidoras foram ouvidos desde o dia 2 de outubro do ano passado. 

A produção de provas é uma das fases mais importantes do processo, que depois de concluído será enviado para o Tribunal do Conselho, órgão do Ministério da Justiça e Cidadania que tem a missão de julgar e punir casos de cartel no País. 


O Cade decidiu avaliar o mercado de Joinville depois que o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) começou a investigar, em meados de 2013, a denúncia de um empresário que se sentiu pressionado a participar de um esquema para aumentar o preço da gasolina em Joinville. 

A investigação se estendeu por quase dois anos e envolve escutas telefônicas, documentos e centenas de páginas com notas fiscais. 


Com a conclusão do processo administrativo junto ao Cade, os representados serão notificados para apresentar defesa. Ao final, a Superintendência-Geral opiniará pela condenação ou arquivamento do caso, encaminhando-o para julgamento final pelo Tribunal do Cade. 

Além do processo administrativo, há um processo criminal, em andamento na 2º Vara Criminal de Joinville.

Fonte: http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/joinville/noticia/2016/07/cade-reune-provas-de-suposto-cartel-de-combustiveis-em-joinville-6770373.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário