O curso de Bombeiro Comunitário é gratuito e oferecido em todos os batalhões de Santa Catarina desde 1997.
Treinado para ser bombeiro comunitário, um policial militar salvou a vida de um motociclista ferido em um acidente com dois carros em Palhoça, na Grande Florianópolis, no início de fevereiro, como mostrou o Jornal do Almoço.
O soldado M. R. d. S. fez um curso gratuito de Bombeiro Comunitário, antes de entrar para a PM, o que lhe permitiu agir de forma rápida e precisa diante de um ferimento grave.
Depois da ocorrência atendida, o próprio médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), D. d. S. M., descreveu no relatório da ocorrência que o ato do policial foi essencial, se não salvador, para o sucesso do atendimento e da vida do paciente.
"Foi tudo muito no automático, não pensei em nada, só desci da viatura vi que ele estava com ferimento grave e que eu teria que fazer alguma coisa naquele momento", contou o policial.
M. usou as gazes do kit da viatura para estancar a hemorragia, um procedimento que exige conhecimento. Ele permaneceu ao lado do técnico em refrigeração M. M. d. S. até a chegada da ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), 18 minutos depois.
"O tempo todo, ele [policial] ficava me acalmando, dizendo ‘respira, respira, não dorme, fica aqui comigo’. Ele foi um anjo, tenho certeza que foi Deus que colocou ele ali, pra me salvar", disse M..
O curso de Bombeiro Comunitário é oferecido em todos os batalhões do Corpo de Bombeiros do estado desde 1997. As vagas são anunciadas por meio de editais, publicados no site da corporação.
O treinamento compreende 392 horas com aulas de formação teórica e prática. Atualmente, cerca de dois mil bombeiros comunitários prestam esse serviço não remunerado em Santa Catarina.
Segundo o tenente D. S., o objetivo do curso é capacitar a comunidade para agir em casos como este.
"Por mais que esse cidadão não esteja no quartel naquele momento da ocorrência, ele tem conhecimento que a corporação passou pra ele e pode aplicar, como aconteceu com o soldado M. e foi fundamental pra salvar a vida do cidadão", afirmou o bombeiro.
M. continuava internado no Hospital Regional de São José até esta terça-feira (20) sem previsão de alta. Ele ainda passará por outra uma cirurgia ortopédica para reconstruir a clavícula.
Desde o dia do acidente o desejo dele era reencontrar o soldado que o salvou, o que aconteceu no hospital. "Não tenho palavras, se estou vivo hoje é graças a ele", declarou M..
"Ele é muito humano, a gente espera que esse exemplo de garra, bravura, sirva pra muita gente, hoje precisamos desses exemplos. Deus te abençoe meu querido”, reconheceu G. d. S., mulher do motociclista.
Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/bombeiro-voluntario-pm-salva-vida-de-motociclista-ferido-em-acidente.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário