Manifestantes dizem que proposta inviabiliza trabalho. PL deve entrar na pauta da Câmara dos Deputados a partir desta terça.
Motoristas de transporte por aplicativos fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (26) em Florianópolis contra o Projeto de Lei (PL) 5587/2016, que regulamenta esse tipo de serviço. Os manifestantes afirmam que o PL inviabiliza o trabalho deles. A Câmara dos Deputados prevê que a proposta seja analisada em Brasília a partir desta terça (27).
O protesto foi feito no bolsão da Via Expressa Sul, no Sul da Ilha. Segundo a organização, a manifestação reuniu 300 motoristas e 200 carros.
"Viemos cobrar dos deputados que eles não permitam que esse projeto passe. Ele inviabiliza o nosso trabalho", afirmou o motorista A. P., um dos organizadores da manifestação.
"São criadas diversas regrinhas e poréns com o claro intuito de dificultar o ingresso de motoristas, já que são criadas barreiras como ano, modelo etc", explicou. "Com isso, o número de motoristas cai. O cliente já não terá a oferta farta do serviço, passando a ter que esperar muito tempo, diminuindo assim a atratividade do serviço. Isso colapsaria o sistema todo, que se baseia em farta oferta de veículos a um baixo custo", continuou P..
O projeto
O texto de autoria do deputado C. Z. (PT-SP), aprovado na Câmara Federal em abril, lista uma série de exigências as quais os aplicativos deverão se submeter para poderem funcionar.
Alguns dos pontos são considerados polêmicos, por exigirem dos aplicativos itens semelhantes aos dos táxis, como o uso de placas vermelhas e o porte de autorização específica emitida pela prefeitura do município para prestar o serviço.
Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/motoristas-de-aplicativos-protestam-em-florianopolis-contra-pl-para-regulamentar-transporte-privado.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário