Trânsito

Trânsito

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Florianópolis terá 35 semáforos que monitoram o trânsito em tempo real

Equipamentos vão medir qual local está com mais movimento para determinar tempo do sinal verde.

Em até 60 dias, 35 controladores que vão monitorar o trânsito em tempo real devem ser instalados nos cruzamentos de maior fluxo em Florianópolis. De acordo com a prefeitura, esses novos semáforos podem perceber qual rua tem maior movimento para deixar o sinal verde aberto por mais tempo. O investimento do município nos equipamentos é de R$ 1,7 milhão.
A licitação foi feita e, nesta quarta-feira (6) foi assinado o contrato com a empresa Brascontrol Indústria e Comércio. Os equipamentos, comprados pelo município, serão instalados nos cruzamentos de maior fluxo, que ainda estão sendo decididos entre a prefeitura e a companhia.

Tecnologia de monitoramento

Será usada ainda em todos os semáforos da capital a tecnologia chamada Maestro, que vai monitorar se os aparelhos estão com algum problema, se faltou energia, se é preciso trocar alguma lâmpada, entre outros. Essa tecnologia será fornecida pela empresa Engie.
De acordo com o diretor comercial da Engie, G. M., o aplicativo será fornecido gratuitamente para a prefeitura por seis meses. Após esse período, o município precisará decidir se quer continuar com ele, para fazer a contratação do serviço.
"A plataforma é um software que vai ser instalado no centro de controle da prefeitura a partir dos semáforos que já estão instalados. Hoje em dia, o próprio semáforo tem transmissão de dados de 3G. Teremos informações de cada semáforo entrando na plataforma para saber o tempo de abertura, se está funcionando direito", explicou o diretor.
Atualmente, a manutenção dos semáforos é feita por equipes da prefeitura, que diz que existe a intenção de fazer uma licitação no futuro para contratar uma empresa para fazer o serviço.
Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/florianopolis-tera-35-semaforos-que-monitoram-o-transito-em-tempo-real.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário