Entidades discutiram uso da estrutura em simpósio. Previsão é de que obras fiquem prontas até o final deste ano.
O governo catarinense quer priorizar o uso da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, para o tráfego, inclusive com passagem de carros e caminhões, segundo disse o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) em simpósio feito na manhã desta quarta-feira (28) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O evento debateu utilidades para a estrutura após a reforma.
As obras na estruturas devem terminar até o final deste ano. Instituições e associações discutiram se o tráfego na ponte deverá ser aberto a todos os veículos, segundo a Alesc.
Quando os trabalhos terminarem, a ideia do governo é que ela seja aberta à passagem de carros e caminhões leves para absorver até 20% dos cerca de 150 mil veículos que atualmente atravessam as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos atualmente.
“Antes da reforma havia apenas uma via para a travessia de pedestres e ciclistas, no lado norte, mas com o aumento em 2,5 metros da plataforma, haverá uma segunda, que se constituirá em mais um equipamento a ser inserido no sistema viário de Florianópolis", afirmou o engenheiro do Deinfra W. D., que atua como fiscal das obras.
Também esteve presente no simpósio a Associação Amigos do Parque da Luz, entidade voltada à preservação da zona urbana localizada na cabeceira insular da ponte. De acordo com a Alesc, o representante da associação L. d. S. F. argumentou que a ponte é um monumento histórico e deve servir para contemplação e promoção do turismo.
"Queremos que ela se torne uma passarela para todos, para o bem-estar da população, para receber bem o turista em Florianópolis e como ícone da capital e obra de arte de engenharia. Ela precisa ser revitalizada sim, mas também valorizada no seu conjunto, do qual fazem parte as cabeceiras e todo o entorno envolvendo o cenário paisagístico", disse S. F..
Assim, a associação propõe que pedestres e ciclistas sejam priorizados e que uma pista de rodagem seja usada para a circulação de ônibus panorâmicos e bondes.
O deputado J. A. (PP), que preside a Comissão de Transportes da Alesc, disse que, particularmente, acredita no uso da ponte para o trânsito. Porém, afirmou que todas as propostas devem ser analisadas: “Sabemos dessas necessidades e da parceria do município com o estado, por isso essa provocação da Comissão de Transportes com este evento, para que a ponte, depois de R$ 0,5 bilhão gasto, tenha um uso adequado".
Próximos passos da reforma
Foram retiradas as 360 barras de olhal da ponte. Atualmente, são feitas serviços como troca de rótulas e recuperação da parte interna das treliças. Depois, serão colocadas as novas barras de olhal.
Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/governo-de-sc-quer-priorizar-ponte-hercilio-luz-para-trafego-apos-reforma-diz-deinfra.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário