Trânsito

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sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Atraso na obra do contorno viário de Florianópolis é uma calamidade

Estes atrasos constantes acabam comprometendo até a política de concessão de rodovias

O último levantamento revela que 20 mil caminhões e carretas transitam todos os dias pela BR-101, no trecho da Grande Florianópolis. Significa dizer que se o contorno viário estivesse concluído em 2012, como previa o contrato de concessão, este gigantesco fluxo de veículos pesados estaria passando fora de FlorianópolisSão JoséPalhoça Biguaçu. Significa mais: que estes engarrafamentos diários travam o fluxo normal de carros médios e pequenos nas saídas e entradas das cidades. Mais grave: represam a mobilidade na Via Expressa e contribuem significativamente no engarrafamento das duas pontes.
Os técnicos não têm dúvidas. Os congestionamentos irritantes que se registram hoje na Beira-Mar Norte e no centro da Capital têm como origem a paralisia da BR-101, pela ausência do contorno viário.
Há razões políticas a determinar essa calamidade urbana no trânsito, que tende a se agravar, ceifando ou mutilando preciosas vidas humanas. Disputas partidárias em Palhoça, interesses econômicos de donos de loteamentos e grandes áreas de terras na região metropolitana e uma lamentável centralização das decisões na ANTT, em Brasília.
Auto Pista Litoral apresenta, entre as principais causas do novo atraso, as licenças ambientais que faltam ser liberadas pelo Ibama e desapropriações. Das mil áreas a serem desapropriadas, foram legalizadas 800, num elogiável esforço da Justiça Federal. Mas faltam 200 áreas. E dos 50 quilômetros do contorno, 47 já tem licenças. A obra está orçada em R$ 700 milhões. Ali atuam hoje 600 trabalhadores.
A Auto Pista realiza um excelente trabalho no trecho norte da BR-101. Mas estes atrasos constantes do contorno viário acabam comprometendo até a política de concessão de rodovias.

Fonte: http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/noticia/2017/10/atraso-na-obra-do-contorno-viario-de-florianopolis-e-uma-calamidade-9947013.html

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